O que é Marketing Digital?

Marketing Digital

Marketing Digital?

Marketing DigitalQuando se trata de Marketing Digital, parece que todos conhecemos o termo. Provavelmente também achamos que deveríamos investir mais nisso, afinal, são mais de 4 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo.

Mas quantos tipos de marketing digital existem? O marketing nas redes sociais é considerado digital? E quanto aos programas de afiliados?

Se você não tem certeza do que exatamente é marketing digital, você definitivamente não é o único. A pesquisa “Marketing Digital” no Google retorna quase 3 bilhões de resultados!

Antes de tentar aplicar todos os tipos de marketing digital ao seu negócio, vamos explorar o que exatamente o termo significa, em que consiste e como você pode usá-lo para impulsionar seu negócio.

O que é Marketing Digital?

Em termos gerais:

O marketing digital são todas as atividades de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a Internet.

Isso significa que é qualquer forma de marketing que existe online?

Sim e não.

O marketing digital certamente abrange todas as atividades de marketing online. No entanto, também pode incluir algumas atividades offline.

Aqui estão os principais tipos de marketing digital que você deve considerar para sua empresa.

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um tipo de marketing digital que se concentra na criação e distribuição de conteúdo para um público-alvo. O conteúdo visa ser valioso, relevante e idealmente consistente. Seu objetivo final é gerar uma ação lucrativa para o cliente.

A parte crucial aqui é valiosa e relevante. Isso é o que diferencia o marketing de conteúdo da publicidade tradicional com spam. O público-alvo deve querer buscar o conteúdo e consumi-lo.

Marketing de Conteúdo

Em um sentido mais amplo, o marketing de conteúdo faz parte de todas as outras atividades de marketing digital, seja marketing de mídia social, SEO ou marketing por e-mail. Conteúdo de qualidade deve ser o centro de todas as outras atividades de marketing que você realizar.

Alguns exemplos de marketing de conteúdo incluem: postagens em blogs, vídeos, podcasts, infográficos, white papers, estudos de caso, e-books, etc.

2. Otimização nos Mecanismos de Pesquisa (SEO)

SEO, ou Search Engine Optimization, é o processo de obtenção de tráfego de qualidade em resultados de pesquisa gratuitos ou orgânicos nos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e etc.

É importante que o tráfego que você direciona para seu site seja relevante para o seu setor. Se você conseguir atrair um grande volume de visitantes em busca de dispositivos Apple, enquanto o que você realmente vende é guarda-chuvas, o tráfego não será positivo para você.

SEO é um dos tipos mais importantes de marketing digital. Ao otimizar seu conteúdo para mecanismos de pesquisa, você pode aumentar um fluxo constante de tráfego relevante que só aumentará com o tempo. Sem a otimização do mecanismo de pesquisa, as pessoas simplesmente não conseguirão encontrar você na Internet.

Algumas técnicas de otimização incluem : pesquisar palavras-chave relevantes e incluí-las no código das páginas, otimizar os títulos do seu site, descrição e velocidade de carregamento, construir backlinks relevantes, etc.

Observe na imagem como Brian Dean da Backlinko otimiza a postagem do blog para a palavra-chave “Estratégia de SEO para 2019” incluindo-a no título H1 e no primeiro parágrafo.

3. Marketing de Busca (SEM)

Inicialmente, o termo marketing de mecanismo de pesquisa foi usado como um termo abrangente para o processo de obtenção de tráfego de pesquisa pago e gratuito. Com o tempo, a indústria passou a usar o termo SEM, ou Search Engine Marketing, exclusivamente para atividades pagas.

Então, o que significa esse tipo de marketing digital?

O marketing do motor de pesquisa refere-se a uma forma de marketing digital que visa aumentar a visibilidade de um site nos motores de pesquisa através de métodos pagos. Em outras palavras, são os anúncios que você publica no Google Ads e no Bing Ads.

Tráfego pago (SEM)

Você pode reconhecer os resultados da pesquisa paga no Google pelo pequeno sinal “Anúncio” no início do URL. Além disso, o Google coloca essas páginas em primeiro lugar nos resultados da pesquisa.

Ao combinar SEO e SEM, você pode direcionar tráfego de qualidade para seu site. Com a ajuda do marketing do motor de pesquisa, pode colocar-se à frente do público que procura ativamente serviços e marcas como os seus.

4. Marketing de Mídia Social (Social Media)

Simplificando, o marketing de mídia social se refere ao processo de usar plataformas de mídia social para atrair tráfego e atenção. Ao usar a mídia social, você pode aumentar a exposição e construir relacionamentos significativos com seus clientes.

Embora todos possam se beneficiar do SMM como um tipo de marketing digital, as empresas B2C e SaaS tendem a tirar o máximo proveito dele. O marketing de mídia social tem a ver com ouvir o que seus clientes têm a dizer, se envolver na conversa e compartilhar conteúdo valioso.

Na imagem, o exemplo de um post da Social Media Keila Neves no Instagram. Note que ela oferece uma informação útil para os usuários da plataforma e convoca a participação de seus seguidores nos comentários, para aumentar a relevância da postagem e de seu perfil. Até o momento dessa print, a postagem já contava com 4269 curtidas e 162 comentários!

Juntos, marketing de conteúdo, SEO e marketing de mídia social constituem o que é chamado de “marketing de entrada” . É uma metodologia de marketing que visa atrair, envolver e encantar leads. Alguns objetivos do inbound marketing incluem atrair a atenção dos usuários, direcionar tráfego relevante para o site e convertê-lo em clientes satisfeitos.

5. Publicidade Pay-Per-Click (PPC)

O pagamento por clique é um modelo de publicidade em que os profissionais de marketing pagam uma taxa cada vez que as pessoas clicam em seu anúncio. Basicamente, é o processo de compra de visitas ao seu site, em vez de obtê-las organicamente por meio de SEO ou outros tipos de marketing digital.

PPC é um dos tipos de pesquisa paga. É semelhante ao SEM (marketing de mecanismo de pesquisa), mas também pode incluir publicidade gráfica (com base no custo por clique) e publicidade afiliada.

6. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas populares pelas quais as pessoas ganham dinheiro online atualmente. Se o seu programa de afiliados for bem-sucedido, você poderá obter uma renda passiva decente.

Basicamente, o marketing de afiliados é um tipo de marketing digital em que uma pessoa faz parceria com outras empresas para receber uma comissão pelo tráfego que gera para esse negócio. Imagine o seguinte: você coloca um link para um site externo em seu próprio blog ou site. Cada vez que um usuário acessa este site externo e faz uma compra, você recebe uma comissão.

No exemplo, ao adquirir uma Maquininha PagSeguro utilizando o link da imagem, você me gera uma comissão, que varia de acordo com o modelo adquirido. Observe que linkei também as palavras na frase anterior.

Essa estratégia de marketing pode funcionar especialmente bem para blogueiros, já que eles podem escrever diferentes tipos de artigos sobre um determinado tópico e, naturalmente, incluir links de afiliados.

7. E-mail Marketing

O E-mail Marketing é um dos tipos mais populares de marketing digital. Resumindo, é o uso de e-mail para promover seus produtos ou serviços.

Se você for um pouco mais fundo, o marketing por e-mail também pode se referir à construção de relacionamentos com seus clientes. Idealmente, os e-mails que você envia a seus clientes não devem apenas falar para eles, mas também incentivar uma interação significativa com sua marca.

Há muitas coisas que contribuem para o sucesso de sua estratégia de marketing por e-mail, desde o conteúdo que você cria até o momento em que envia seus e-mails . Uma coisa é certa: o marketing por e-mail está longe de estar morto e deve definitivamente fazer parte do seu marketing digital geral.

O melhor serviço nesse nicho é, sem dúvida, oferecido pela Leadlovers, embora existam várias opções na atualidade. A estratégia consiste em captar e-mails, oferecendo e-books, cursos rápidos e etc. Desta forma você cria uma lista de leads, público qualificado que concordou em receber suas mensagens. A partir daí, estabelece um relacionamento com o público, oferecendo conteúdo de seu interesse sem utilizar a prática de spam, o que destruiria sua reputação.

8. Marketing em Mensagens Instantâneas

Os mensageiros instantâneos são a última tendência de comunicação. Há 1,5 bilhão de pessoas no mundo usando o WhatsApp mensalmente, seguido do Facebook Messenger e do WeChat. Se você quiser estar onde seu público está, entre no marketing de mensagens instantâneas.

Mensageiros instantâneos

Aplicativos de mensagens globais mais populares, com base no número de usuários mensais. Fonte: Statista

*No Brasil, o Telegram vem ganhando muita adesão por conta de sua superioridade de recursos. Creio que esses dados estejam desatualizados mesmo nos EUA, país de origem da pesquisa.

Esse tipo de marketing digital explodiu nos últimos dois anos. É muito mais provável que as pessoas confiem nas informações enviadas por meio de um mensageiro (como se fossem de um bom amigo) do que por e-mail ou SMS, mais vulneráveis ​​a spam.

Existem diferentes maneiras de proceder com o marketing de mensagens instantâneas, desde usá-los para suporte ao cliente até atualizar seus usuários sobre novas postagens em seu blog. Mas, assim como com qualquer outro tipo de marketing digital, antes de mergulhar de cabeça, recomendo que você desenvolva uma estratégia primeiro.

Conclusão

Existem mais tipos de marketing digital, mas esses 8 fornecem um ponto de partida sólido. Você não precisa necessariamente começar com todos ao mesmo tempo. Escolha alguns que você acha que podem ser mais adequados para sua empresa, experimente e avalie os resultados.

No próximo post exploraremos mais 4 importantíssimos: Web design, Branding, Multimídia e Copywriting, todos voltados à área criativa e o último intimamente ligado ao E-mail Marketing, que citamos hoje. Esse tema é crucial para os negócios na atualidade e está totalmente ligado ao nosso post anterior, onde descrevo a IV Revolução Industrial e seus impactos.

E você? Em quais tipos de Marketing Digital já está investindo? Compartilhe nos comentários abaixo e vamos trocar experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.